Planilha bendita

Pra início de conversa, preciso confessar uma coisa: a dica que darei agora não é uma que sigo, mas que eu deveria!

Não sigo porque sou indisciplinada e não consigo, além de ficar meio confusa por utilizar diversos meios de pagamento (dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito, VR, VT, LIS, etc.). E deveria porque:

– Teria clareza da minha renda;

– Controlaria melhor minhas despesas;

– Evitaria gastar mais do que eu ganho;

– Conseguiria planejar e definir melhor minhas prioridades de consumo;

Tudo isso junto e misturado facilitaria meu controle financeiro, mostrando aonde eu estou gastando mais, com o que estou gastando mais, com o que eu deveria gastar mais, etc.

Sempre vi meu pai utilizando uma, mas nunca consegui entender direito como usá-la porque EU acabo me atrapalhando e não anotando várias coisas. O método que prefiro usar ainda é o bom e velho papel, para que eu possa fazer minhas anotações e me encontrar melhor.

Mas, como é importante o uso da planilha para quem quer uma melhor organização financeira, resolvi selecionar algumas que encontrei na internet, gostei de mexer e que acho que pode ajudar vocês. 😉

planilhaidec

 1 – Planilha do Idec(Instituto de Defesa Brasileiro do Consumidor)

O que mais gostei quando baixei essa planilha foi o fato de ter um pequeno manual de uso e dicas para que você possa tirar o maior proveito da planilha. Faça o download.

planilhabovespa

2 – Planilha do BM&F – Bovespa

Perfeita para o orçamento mensal, é bem visual e completa, mas o mesmo tempo clean e fácil de mexer, até porque também possui uma informação com “o que escrever”. Baixe-a aqui.

planilhadinheirama

 3 – Planilha Dinheirama

É bem basicona e tem um formato de lista. Não possui instruções de uso em seu documento, mas o mesmo pode ser encontrado aqui.  Já a planilha pode ser baixada neste link.

4 – Planilha Margarete

planilhamargarete

Essa planilha surgiu sei lá de onde (peguei desse site aqui, mas lá eles também não sabem!) e foi uma das que eu mais gostei. Além de ser fácil, ela te traz gráficos que mostram como ficou seu orçamento de um mês para o outro e no que você gasta mais, por exemplo. Experimente aqui.

planilha-ms 5 – Planilha Morando Sozinha

Essa é meiga e abusada.  Criada pela Fran do Morando Sozinha, é fácil de mexer e possui um jeito fofo, que talvez ajude a te dar um ânimo. É bem livre para você completar com os seus gastos. Aqui tem uma explicação sobre o uso e aqui você pode baixar a sua.

TCHANAM! Eu nem ia criar a minha, já que não uso, maaaaaas… Como posso fazer um post sobre planilhas sem criar a minha? É muita sacanaji, né? Por isso, o que eu fiz? Peguei uma planilha já existente (além de Photoshop, Excel é outro programa que não consigo me dar bem ¬¬) e a editei, deixando ela toda coloridinha, do jeito que eu gosto! Para lidar com ela é muito fácil e intuitivo:

– Preencha os dados, mês a mês, com os valores cheios de quanto você gastou com cada item;

– Caso alguma dessas partes não tenha a ver com você (ex: você não tem carro), é só deixar zerado! 😉

– No final de cada linha ele te mostra o quanto você já gastou com aquele item em todos esses meses. Já ao final de cada tabelinha estará disponível o quanto você gastou naquele mês em específico o total dos seus gastos com certos itens.

– Embaixo, você pode mudar a aba e conferir gráficos as suas receitas e despesas gerais, controlando assim se está mais gastando ou mais lucrando 😉

Qualquer dúvida, é só perguntar, meu povo! Ah, e pra baixar, é só clicar na imagem! \o/

E estava pensando até em uma coisa: que tal cobrarmos uns dos outros para completar sempre essa planilha, hein? Acho que seria uma boa ideia pra ver se eu me policio mais a utilizar esse método.

Agora eu quero saber de você: topa fazer isso? Já usa a planilha? Como é a sua?

PLUS:

Já ia esquecendo! Quem não gosta de planilhas de Excel e tals pode utilizar alguns meios online para anotar os gastos. Tem o:

Agora simbora saber pra onde vai nosso suado dinheirinho! \o/

6 Respostas para “Planilha bendita

  1. Oi Gaby!
    🙂
    Planilhas são coisas estranhas, em algum ano que se passou eu já fiz uma, mas no fim só serviu para saber onde gastei o dinheiro, e não economizei nada.
    Quando eu fiz foi algo muito natural para mim, era muito simples e fácil, eu tinha uma agenda pequena que ia anotando tudo o que gastava, independente do que era, só cartão de crédito que você tem que anotar no dia em que vai ser paga a fatura, e sempre dia 31 eu sentava e somava todos os valores e anotava na planilha, dividi de forma bem simples a planilhas, essas completas demais acho cansativo. Ao final do ano sabia exatamente quanto tinha gastado durante todo o ano, e sinceramente? Gastei com muita coisa inútil :S

    • No final, é basicamente essa a conclusão mesmo, né? hahahaha
      Acho importante pra ter essa noção de tipo: “perae! Pra onde foram aqueles $50?” hahahaha
      Mas ah, eu só não fiz ainda direito pq não consigo lembrar e ter paciência de fazer, sabe? Gosto de fazer anotações tipo: “gastei com isso, pra compensar aquilo outro. Emprestei tal dinheiro e tal pessoa vai me pagar com aquilo…” e coisas do tipo. 😛

  2. Uso uma planilha mensal bem simples e fácil. é bem visual, e eu não separo por compras ou outras coisas, eu coloco mesmo parcelas que tenho que pagar, compra etc etc.
    Vou posta-la no meu blog, e passo o link aqui, vai que ajuda alguém

  3. Ai menina….. EU AMEI ESSE POST. juro…. Ele SALVOU de uma queda feia viu. Porque planilha eu já uso sabe, usava até a da Fran do Morando sozinha e depois parti para uma minha mesmo. Mas ela não estava ainda do “jeitinho que eu queria”… sabe aquele jeitinho que só a gente sabe quando está bom … porque depende muito dos gastos de cada pessoa e essas aí que voce indicou são muito, muito boas, já estou usando!! kkkk e vamos ver como fica meu suado dinheirinho este próximo mês k vem rsrs
    Gabi obg viu, sua linda, foi nota 1000 esse post! E oh, usa tb viu, você vai sentir uma diferença enorme no final do mês kkk Bjs***

    • Nhaaaaaaaa! Que liiiinda vocêê!!!

      Sei sim 😀 Testa direitinho e conta tudo pra mim depois, tá? hahahaha

      E own! Eu que agradeço! Faço o melhor que posso e por isso vou tentar usar tbm! hehehehehe

      Fico feliz que gostou e qq coisa é só falar, ok? Um beijo, sua linda! :*

Deixe um comentário

