Antes de alugar um imóvel, leia este texto!

Yuhuu! Decidiu sair de casa mas, já que não vai dar para comprar um imóvel agora, resolveu alugar? Isso ae! \o/

Sou super a favor (até porque irei fazer isso também! hehehe). E fui pesquisar o que é preciso para fazer isso. Recentemente minha cunhada passou por essa fase e teve gastos que eu, por ainda não ter alugado nada sozinha, não sabia. Ela utilizou o meio do fiador (e pretendo utilizar um também) e gastou uma boa grana com cópias, envios e mimimi. Então, resolvi ir atrás de como funciona tudo para já me manter preparada e com dinheiro separado para isso. E te aconselho a fazer o mesmo! Então, assim que encontrar um lugar bacana, hora de se atentar a algumas coisas.

Para início de conversa, vamos analisar os meios que você pode utilizar para alugar um cantinho:

  Via Estadão

Depois de ver direitinho como vai fazer, hora de ir para a imobiliária. Mas não espere pegar as chaves de uma vez. É preciso passar pela etapa dos documentos ainda.

E nessa hora, você irá precisar de:
• Carteira de Identidade e CPF (do casal, se for o caso)
• Comprovante de residência (conta de água ou luz)
• Comprovante de rendimento igual ou superior a 3 (três) vezes o valor do aluguel (contra-cheque de salário, carteira profissional, ou declaração de Imposto de Renda).

E, se for utilizar um fiador, ele(a) também precisará levar alguns documentos, tais como:

• Documento de Identidade e CPF (do casal, se for o caso)
• Certidão de Casamento
• Comprovante de residência (conta de água ou luz)
• Comprovante de rendimento igual ou superior a três vezes o valor do aluguel (contracheque de salário, carteira profissional, ou declaração de Imposto de Renda)
• Certidão atualizada da matrícula do imóvel emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis, com validade de 30 dias a partir da emissão e cópia do último IPTU do imóvel.

(PS: Esses são os documentos de pessoas físicas. Se for jurídica, já são outros quinhentos. Tem mais informações no link que peguei estas informações! hehehe E que no caso é esse aqui).

Mas calma lá, baby!

Por mais que você tenha gostado de algum imóvel, não se esqueça que algumas coisas precisam ser avaliadas aaaaaantes de você partir pra cima das chaves.

Então, fica a dica:

Pensa que acabou? Na-na-não! Depois de pegar as chaves, ainda vai ter muita coisa pela frente. Mas sempre conseguimos lidar com elas, não é? E para te ajudar ainda mais, convido que visitem o site Alugar Casa porque lá tem muitas dicas bacanas para quem está passando por esse momento! Ah, e assim que EUZINHA alugar meu canto, contarei toda minha experiência direitinho, o que acham?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s