Como comprar… O fogão?

Eu já te “ensinei” a escolher a máquina de lavar para não ficar com a roupa suja. Nada mais justo do que te ajudar a escolher o melhor fogão para não ficar sem comer também, não é? :p

Primeiramente, conheça as variedades:


Tudo explicadinho? Vamos para o jogo de perguntas!

Quantos queimadores (bocas) escolher? Vai variar do tamanho da sua família, do tamanho disposto para a instalação e outros fatores, como a frequência de uso. Imagine qual irá suprir a sua necessidade. Se você mora sozinho (a) e quase não cozinha, um fogão de 6 bocas talvez não seja o melhor investimento.

Dois fornos ou um? Mais uma decisão que vai depender do uso. Se você costuma utilizar bastante o forno e, nesses momentos, acredita que um só forno não está dando conta, já sabe a resposta, né? Hehehe

E o acendimento automático? Tá aí algo que tem que prestar atenção! Sabe aquela mágica de acender o fogão sem precisar de fósforo ou isqueiro? Isso acontece quando o fogão possui acendimento automático. Se o mesmo não tiver, você terá que ser dependente de um desses objetos para acendê-lo.

WTF é um forno autolimpante? É um forno que se limpa sozinho! :p Funciona assim: 1 – É revestida com uma camada de esmalte poroso. A gordura cai nesses poros, reage com o esmalte e o ar quente e PLUFT! Se desintegra! 2 – Utiliza o próprio calor para transformar a sujeira em cinzas. Sinixtro! É indicado fazer logo após o uso, quando o forno já estará quente.

O que faz um queimador de tripla chama? É o queimador que cozinha mais rápido e por igual, já que sua potência é mais alta.

E o que é por indução? É mais comum nos cooktops e funciona aquecendo um campo magnético do eletrodoméstico, emitindo o calor apenas para o alimento.

O que eu preciso saber sobre a potência do meu fogão? Bom, ela vai depender do fornecimento do gás e das bocas do seu fogão. É ela que influencia diretamente o cozimento (ou não) das suas refeições. Aliás, se algo estiver errado e não cozinhar direito, já chame um técnico 😉

Algumas outras informações básicas que você precisa saber é, por exemplo, sobre as prateleiras deslizantes. Elas são boas para evitar que você se queime ao mexer no forno já que, ao abri-lo, elas vêm até você! Se o seu fogão ainda tiver iluminação interna, para que você não precise abrir para saber como está o alimento e timer sonoro para já controlar o tempo da refeição, você está feito (a)! hahaha

Acendimento automático, porta com baixa temperatura, trava de segurança nos botões (para que as crianças não mexe, você pode empurrá-las e assim travá-las!), válvula que corta o gás para te proteger contra vazamento e pés altos e nivelados, que facilitam a limpeza e nivela o fogão com os móveis da sua cozinha são pontos de segurança a se considerar na hora da compra do eletrodoméstico. Depois da compra, fique atento (a) com alguns cuidados como manter seu fogão limpo para não estragar, trocar a mangueira de gás, fechar a válvula quando ficar muito tempo fora e sempre verificar os queimadores para que não haja vazamento de gás.

– Observe o tempo de cozimento, mas também o de descongelamento e hidratação. Certos grãos precisam ficar horas imersos em água para serem preparados adequadamente. A carne, caso necessite ser descongelada e você não possui um microondas, deve-se calcular o tempo desse processo para que tudo saia como o planejado.

– Não jogue os alimentos na panela de forma indiscriminada. A maioria vai precisar ser refogada em azeite, manteiga ou óleo, para dar mais sabor e evitar que o alimento grude na panela. O mesmo vale para pratos que vão ao forno.

– Use os produtos recomendados para a limpeza de seu fogão. Produtos muito abrasivos acabam com a pintura e podem acelerar a deterioração do metal.

Com algumas atitudes simples você consegue diminuir em até 20% os gastos com o gás encanado ou botijão. Duvida? Coloca em prática essas dicas que eu quero ver:

– Evite correntes de ar diretas sobre o fogão durante seu uso. Além do risco de apagar a chama sem você perceber, este hábito faz com que menos gás seja gasto.

– Acenda o queimador somente com a panela pronta para usar.

– Observe se a chama está azulada. Cores diferentes podem indicar o mal funcionamento do queimador, que incorre em maior gasto de gás.

– Evite abrir a porta do forno quando estiver em uso. Se o fizer, tome cuidado: movimentos bruscos podem apagar a chama e causar vazamentos.

– Use somente a quantidade adequada de água para o cozimento do alimento, e não deixe na fervura mais tempo do que o necessário. Lembre-se da dica sobre fogo alto: regule a temperatura para que seja utilizado apenas o suficiente de gás para cozinhar o prato.

– Escolha panelas de tamanho proporcional ao prato preparado. Quando maior o recipiente, mais calor e tempo são necessários para aquecê-lo.

– Coloque alimentos muito consistentes de molho previamente, antes de cozinhar.

– Feche o registro de gás quando não estiver usando o fogão.

E não é que pesquisando para esse post eu descobri que tem bocas (queimadores) com funções específicas? As bocas que ficam mais para trás, por exemplo, são as mais aconselhadas para utilizar as panelas em que serão feitos os molhos, o leite fervido e sopas. Isso porque, já que ficarão mais longe do corpo, você fiará mais distante dos respingos. E o chão também!

Já os queimadores maiores são os indicados para panelas maiores, com as de pressão, para macarronadas, feijoada, etc. Por igualar o aquecimento, também é ideal para preparar os alimentos que precisam de fogo lento e um cozimento mais devagarinho. Hehe

Tem mais alguma dica boa para dividir com a gente sobre a compra do fogão? Comente aqui embaixo! 😀

FONTE: Magazine Luiza
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s