Spa em Casa

Hey, hey! Hoje é sabadão, dia de tomar banho (brinks)! hahaha

Mas,falando sério, hoje é o dia ideal pra cuidar da beleza, não é? É um dia mais livre, em que costumamos ter compromissos e que aproveitamos o tempo para ir ao salão cuidar um pouco de nós, certo? Er… Só vai ser meio “errado” se você tiver que deixar quase seu salário inteiro no lugar, ainda mais se você tem outras coisas para se preocupar e gastar seu rico dinheirinho. HUMPF

Calma, calma. Não é porque você não pode gastar tanto dinheiro que vai ficar com a pele seca, cheia de espinhas e cravos, com o cabelo ressecado… Pra tudo tem uma solução, nunca se esqueça disso. E quem já me conhece sabe que a solução que eu mais indico é: fazer em casa! hehehe

Sim, porque, ao você mesma fazer algumas coisas em casa, você economizará um bocado. Pare pra pensar e avalie: quanto você gasta para fazer uma hidratação, por exemplo? E quanto você gastaria para fazer um processo parecido em casa?

É esse tipo de pensamento que eu costumo ter e acho que é o melhor ao pensar em pagar para alguém fazer. Se existem coisas que nós mesmas podemos fazer, por quê não fazer então e gastar o dinheiro com outra coisa?

Agora vamos parar com esse lero-lero e partir para as dicas da engenheira química Sonia Corazza e da esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira!

  • Fios hidratados no banho

Lave os cabelos, aplique condicionador ou uma máscara de tratamento e coloque uma touca plástica até o final do banho. Antes de desligar o chuveiro enxágue retirando completamente o produto. “Os fios ficam mais hidratados e favorece o brilho”, explica o dermatologista André Braz, do Rio de Janeiro.

  • Fios mais limpos

Em um recipiente dilua o seu xampu habitual com água, em partes iguais, e use normalmente. “A diluição faz com que o processo de limpeza seja mais eficaz, pois não deixa resíduos acumulados. Esse processo ainda deixa os fios soltos e com mais brilho”, explica a cosmétologa Cris Dios, proprietária do salão Laces and Hair, de São Paulo. O condicionador também deve ser diluído (mesma proporção) e aplicado nas pontas dos cabelos, nunca perto da raiz ou no couro cabeludo.

  • Hidratação máxima

“Para otimizar a ação hidratante das máscaras capilares, uma vez por semana, lave os cabelos antes com xampu de higiene profunda”, ensina Sonia Corazza.

  • Óleo de argan neles

“Esquente uma colher de sopa de óleo de argan no microondas e passe nos fios (evite a raiz). Deixe agir por uma hora e depois lave os cabelos normalmente”, ensina o cabeleireiro das famosas Marco Antonio de Biaggi, do MG Hair Design. “Aqueça uma gota de óleo de argan esfregando uma mão na outra e aplique nas pontas dos cabelos limpos e secos. Funciona como um leave-in hidratante poderoso”, acrescenta o expert.

  • Fios soltinhos e com brilho

Experimente fazer o último enxágue com água mineral que, por ser uma água mais pura (sem cloro), deixará o cabelo mais solto e brilhante

  • Couro cabeludo saudável

Um cabelo bonito e saudável tem relação direta com a limpeza e saúde do couro cabeludo. Por isso a região exige periodicamente uma limpeza profunda. “Uma vez por mês deve-se fazer uma esfoliação com um produto próprio para esse fim”, aconselha Cris Dios. “Aplique uma máscara hidratante nos fios (para não ressecar, mas sem tocar a raiz). Divida os cabelos em mechas e vá aplicando o produto no couro cabeludo. Em seguida faça uma massagem revigorante e lave normalmente”, ensina Cris.

  • Cabelos menos ressecados

Toda vez que for fazer escova ou chapinha, com os cabelos lavados e úmidos, espere os fios secarem naturalmente pelo menos 70% da umidade e só então use os aparelhos quentes, o tempo de exposição ao calor será menor e vai ressecar menos o fio.

  • Esfoliação corporal básica

Você vai precisar de um punhado de sal grosso triturado e bastante óleo vegetal. Misture os dois numa proporção suportável para passar na pele (caso ache mais prático, há opções variadas de esfoliante a base de sal marinho disponíveis no mercado), aplique fazendo movimentos circulares e suaves em todo o corpo e retire o excesso no chuveiro – não use sabonete, a ducha só precisa retirar os grânulos de sal e na hora de se enxugar não esfregue a toalha, dê leves batidinhas. “O procedimento além de deixar a pele mais macia, é perfeito para renovar as energias. Depois, aplique um hidratante em todo o corpo”, explica a fisioterapeuta dermatofuncional Fernanda Scovino, do Espaço Solaris, do Rio de Janeiro.

  • Turbine a hidratação

Esfolie o corpo inteiro, inclusive mãos, cotovelos e joelhos. Em seguida tome um banho normalmente e finalize com uma ducha fria. “Aplique um hidratante imediatamente, pois a esfoliação potencializa os benefícios de sua fórmula. Quem tem pele mista, normal ou oleosa pode fazer uma vez por semana; peles maduras, uma vez por mês e as muito secas, a cada 20 dias”, sugere a fisioterapeuta Fátima Braule, do Donne Spa Leblon, do Rio de Janeiro.

  • Massagem potente

Aqueça levemente os óleos vegetais em banho-maria na hora de fazer massagem. “Essa dica ajuda a potencializar os ativos, facilita o deslizamento das mãos e a assimilação dos lipídios nutrientes contidos no produto. Mas atenção, aqueça somente a quantidade que for usar, depois de aquecido, o que não for utilizado, perde as propriedades e oxida”, explica Sonia Corazza.

  • Seios firmes

Ao passar os produtos indicados para os seios, os movimentos devem ser retos. “Com a mão espalmada aplique o creme da base do seio até o colo subindo de forma reta, não é preciso movimentos circulares, pois nesse caso, esse tipo de manobra pode aumentar a flacidez”, orienta a dermatologista Daniela Nunes, do Rio de Janeiro.

  • Hidratante no inverno

Essa dica é perfeita para o frio. Aplique o hidratante habitual no final do banho com a pele ainda úmida, espalhe bem e aproveite para deslizar bem as mãos de cima para baixo para ativar a circulação. Na hora de se enxugar dê batidinha com a toalha, sem esfregar, a pele fica mais hidratada e não é necessário aplicar nenhum creme depois, basta se vestir.

  • Rosto recuperado

Depois de esfoliar a pele molhe vários quadrados de algodão no chá verde e coloque morno sobre todo o rosto. Deixe agir por 15 minutos. “O chá é rico em polifenóis que ajudam a desintoxicar a pele. A área dos olhos tem um comprometimento com poluição, má alimentação e excesso de sol, fatores que diminuem a resistência da pele. O chá ajuda a pele a se recuperar, pois traz de volta às células cutâneas parte dos oligoelementos perdidos”, justifica Roseli Siqueira.

  • Controle da pele oleosa

Utilizando um esfoliante facial de grânulos leves, faça uma esfoliação de duas a três vezes por semana, durante o banho, no rosto, com movimentos circulares por cinco minutos nas áreas mais oleosas: nariz testa e queixo. “Nessas regiões, principalmente, se acumulam os comedões (cravos) que causam os poros abertos e comprometem a beleza e a higiene”, diz o médico André Braz, que recomenda um esfoliante bem leve.

  • Esfoliação leve e eficaz

Pessoas muito sensíveis aos esfoliantes mecânicos (com esferas vegetais ou sintéticas) podem fazer uma limpeza profunda sem danificar a pele, basta misturá-los ao sabonete cremoso facial habitual, uma vez por semana, e lavar o rosto fazendo movimentos delicados.

  • Olhar mais leve

Com a pele limpa e tonificada utilize um creme para contorno dos olhos ou um pingo de óleo misturado com água para fazer uma drenagem linfática nas pálpebras inferiores. O olhar fica mais leve e descansado. Deslize a ponta do dedo indo do canto interno para o externo ? pressione e solte por toda a área, como se estivesse arrastando uma bolinha (as toxinas) e se liberte. “Isso ameniza bastante o inchaço e a aparência de cansaço”, garante Roseli Siqueira.

  • Olheiras disfarçadas

Pela manhã faça compressas de chá de camomila gelado sobre os olhos fechados, vá trocando o algodão à medida que esquenta. “Diminui o inchaço das bolsas matinais e ainda clareia um pouco a região que fica mais escura pela manhã quando não dormimos bem à noite”, diz o dermatologista André Braz. Faça o chá bem concentrado (deixe o saquinho submerso de 10 a 20 minutos) e conserve na geladeira até ficar gelado ou faça um dia antes. “O chá suaviza as olheiras devido ao seu componente azuleno, que é um anti-inflamatório natural. E o fato de ser gelado contrai os vasinhos”, justifica a fisioterapeuta dermatofuncional Fernanda Scovino, do Espaço Solaris, do Rio de Janeiro. Depois de fazer a compressa não se esqueça de aplicar um creme para contorno dos olhos, com movimentos de dentro para fora.

  • Adeus casca de laranja

Para ativar a drenagem corporal use produtos anticelulite e contra a gordura localizada à noite, antes de dormir. “Dessa forma o tratamento fica em sintonia com a cronobioatividade do corpo. Isto é, a drenagem mais intensa acontece entre seis e sete horas da manhã. Assim, ao aplicar o produto à noite, ele será absorvido a tempo de favorecer a sinergia com a ação antiedema”, atesta a engenheira química Sonia Corazza.
Como aplicar
O creme anticelulite não terá mais ou menos efeito se aplicado com força. “O importante é fazer movimentos que ajudem a drenar a linfa e assim diminuir o inchaço da pele que piora o aspecto da celulite. As manobras devem ser feitas de fora para dentro, levando a linfa para virilha e de baixo para cima sempre em direção à virilha”, ensina a dermatologista Daniela Nunes, do Rio de Janeiro.

  • Pés livres de cansaço

Nos pés limpos aplique creme à base de manteiga de Karité, massageando por toda a extensão fazendo pressão em alguns pontos na sola dos pés. “Isso favorece a circulação local e consequente sensação de descanso”, justifica a dermatologista Sara Bragança, do Rio de Janeiro.

  • Pés macios

Higienize os pés e mergulhe-os em uma bacia com água morna e sais de banho, permaneça assim por quinze minutos. Depois enxugue-os e aplique um hidratante específico para essa área com movimentos circulares no dorso e na planta dos pés, fazendo leve pressão.

  • Mãos de seda

O ideal é aplicar um hidratante sempre que precisar lavar com água e sabonete. “As luvas de silicone e os cremes à base de ureia ou lactato de amônio e os óleos de amêndoas doces e minerais são excelentes hidratantes”, sugere a fisioterapeuta dermatofuncional Fernanda Scovino, do Espaço Solaris, do Rio de Janeiro.

  • Hidratação turbinada

Aplique um creme bem denso nas mãos e vista uma luva (pode ser aquelas de pintar cabelo ou as cirúrgicas) e deixe por 20 ou 30 minutos. Depois retire as luvas, esfregue uma mão na outra espalhando bem e fique pelo menos duas horas sem lavar as mãos. “Fazer essa hidratação com vaselina também traz excelentes resultados e custa pouco”, sugere a médica Sara Bragança.

  • Cutícula maleável

Para aumentar a eficácia dos cremes amaciadores de cutículas, lave as mãos com sabonete liquido neutro antes de aplicá-los. “Assim a epiderme, que tem pH ligeiramente ácido, fica mais acessível para receber a ação queratolítica do produto”, justifica a engenheira química Sonia Corazza.

Ufaaa! Quanta coisa, não é? Bora começar então? :*

Fonte: UOL Mulher
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s