Caderninhos de anotações

Ou se você preferir, blocos de anotações. O formato vai variar de acordo com o seu gosto e necessidade, mas o importante é ter algum lugar para escrever e fácil de carregar.

Mas, por quê? (soou essa pergunta na sua cabeça, não foi? hahaha)

Por um motivo bem simples e super indicado para quem quer controlar os gastos: para que você possa anotar tuuuudo o que gastar!!!

Funciona assim:

Você separa um caderno/bloco e todo o dinheiro que gastar você anota quanto e para o quê. Desta forma você vai conseguir identificar para onde está indo seu dinheiro e analisar o que pode deixar de gastar para ter uma grana sobrando. Uma dica, para quem quiser, é separar o caderno/bloco em alguns meios que você costuma gastar e acompanhar desta forma. Exemplo: cartão de débito, de crédito, dinheiro, VR, VT, etc…

Assim você consegue controlar todos os seus meios de gastar dinheiro.

Ah, costumo gostar muito de fazer essas anotações à mão pelo fato de que neles você pode escrever anotações a mais, tipo: peguei dinheiro emprestado de fulano para pagar ciclano, mas como fulano me devia fiquei de pagá-lo tanto em tal dia. Compreendeu? hahahahaha

Outro tipo de anotação que costumo fazer no meu caderninho são as contas fixas que eu tenho que pagar. Todo mês eu faço uma lista de contas e valores que tenho para pagar. Fazendo isso eu não corro o risco de esquecer de nenhuma e de ter o controle do que já paguei, do que falta pagar e quanto terei que pagar para o quê. Se for mais fácil para você, anote também as datas de vencimento de alguns pagamentos. 😉

Tem pessoas que costumam fazer isso em apps para celular e/ou planilhas de computador (irei falar sobre ambos logo,logo) mas eu, sinceramente, prefiro a boa e velha dupla de papel e lápis. Além disso, faço todo o meu acompanhamento de contas por meio do Internet Banking. Acho muito fácil e prático mas mesmo assim indico escrever pois às vezes o nome que aparece do lugar aonde você gastou tal dinheiro é diferente do nome pelo qual você o conhece.  Aí é muito comum você se perder e não saber aonde gastou seu tão suado dinheirinho! hehehe

Confesso que só peguei o hábito de fazer esse tipo de anotações depois de ter visto o post da Fran, do Morando Sozinha sobre como ela começou a se organizar e resolvi criar um caderninho desses para mim. Mas a parte que realmente mais escrevo (além da sobre o blog) é a sobre finanças! 😛

Crie o seu também e não deixe de carregá-lo sempre na bolsa, mochila, pasta, o que seja, mas sempre acompanhado de um lápis (recado para os esquecidos!).

E como não podia deixar de ser, sempre indico que tudo tenha o seu jeito, não é? Com o seu caderno não seria diferente! Então, dá o play nesse vídeo e aprenda alguns jeitos de como fazer capas personalizadas para o seu caderno. Esse post sobre material escolar também pode te ajudar até a criar um caderninho utilizando uma caixa de cereal. Não se esqueça de me contar toda sua experiência com essa dica depois, ok?

Uma resposta para “Caderninhos de anotações

Deixe um comentário

