Kit básico para quem vai morar sozinho

Bom, se você leu o post com dicas para morar sozinho (a) e resolveu que é isso mesmo que quer, provavelmente deve estar com muitas dúvidas ainda, certo?

O que comprar? O que levar? O que eu já tenho? Como vou comprar? 

(PS: Se quiser aproveitar e perguntar algo, vá em frente! hahaha)

Então, aí vão algumas diquinhas básicas a se considerar:

1º —> Liste o que você já tem e e é seu: colchão, TV, videogame, computador, travesseiro, cama, guarda-roupa, etc. Se for morar com alguém, veja o que essa pessoa tem também e que pode ser utilizado por ambos.

2º —> Cheque o que tem no lugar que escolheu morar. Como já disse no outro post, repúblicas já costumam ser mobiliadas e a pensão (pelo menos a que morei) contém cama, geladeira e fogão. Logo, é um gasto a menos. MAS, se você optou por morar com alguém ou sozinho (a), vai precisar de tudo, basicamente.

3º —> Faça agora uma outra lista, com as prioridades e itens que você não vai conseguir viver sem. Geladeira, fogão e um colchão e um travesseiro costumam fazer parte desses itens indispensáveis. Se sua vida é muito corrida e você nem tem tempo de cozinhar direito, um microondas também pode ser uma boa. Lavadoras podem ser compradas com o tempo ( e enquanto isso, você pode lavar tudo à mão ou pedir uma ajudinha para a família ou outras pessoas mais próximas para utilizar a lavadora emprestada. Lavanderias costumam ficar fora de cogitação nessa fase de altos gastos). TVS, home theaters, e outros podem ser comprados aos poucos já que são dispensáveis e pode pesar muito no seu bolso agora.

4º —> Há ainda outros itens pequenos e que serão assunto de outro post aqui no blog, como o kit de panelas, talheres, pratos e copos, itens para o banheiro, espelho, etc, etc.

5º —> Pesquise, pesquise, pesquise e pesquise mais um pouco. Os valores variam muito de uma loja para a outra e $100 ou $50 irão fazer uma grande falta, pode ter certeza. Nessa parte, tenho mais três dicas:

– Dê uma olhada em sites como o Buscapé e o Zoom, que fazem comparações de preço e às vezes até possuem descontos!

– Procure por alguns kits. O site Ricardo Eletro possui uma seção chamada “Renove sua Casa” e que possui kits básicos com um valor promocional. Outros sites como o das Casas Bahia e Americanas costumam indicar outros produtos no qual você monta uma espécie de kit, também com valor promocional (Ex: você vê uma oferta de fogão e ele te sugere uma geladeira e um depurador por um valor com desconto- sendo que você pode optar se quer com os três, por exemplo ou só a geladeira e o fogão); PS: Infelizmente não são todos os itens que possuem essa opção 😦

– Em lugares que consertam geladeiras, fogões e máquinas de lavar costumam ter modelos usados por um valor mais em conta. Só é preciso verificar se o item realmente encontra-se em bom estado para uso. 😉

6º —> Que tal fazer um chá de cozinha ou um churrasquinho básico ou só um encontro entre os familiares mais chegados e amigos? Peça para eles itens que você irá precisar, nem que seja de até $50. Cada real economizado nessa brincadeira vai ser muito útil, pode ter certeza!

E essas são minhas dicas por hoje! ^-^

Por enquanto não lembro de mais nenhuma, mas, se eu lembrar, atualizo o post e os aviso na fan page do blog, combinado?

Logo menos tem mais, é só aguardar!

8 Respostas para “Kit básico para quem vai morar sozinho

  1. Olá, adorei seu post sobre como é morar sozinho.
    Eu tenho 20 anos, e sinto uma necessidade imensa de sair da casa dos meus pais. Não que eu seja um filho ingrato, nada disso. Mas eu queria ir arrumando aos pouquinhos minha vida particular.O problema é que ao mesmo tempo em que eu sinto a vontade de sair de casa, eu me sinto inseguro também. Talvez por medo de não dar certo, e eu acabar tendo que voltar para casa dos meus pais, o que se tornaria frustrante e vergonhoso. Eu ainda não tenho nada, e não sei muito bem por onde começar, estou totalmente perdido. rsrs Bom, minha renda mensal é de R$ 1.600,00 reais. Será que da para fazer alguma coisa legal com esse “salario enorme”??

    Tkx Victor =)

    • Oiê, Victor. Tudo bem?
      Ingrato? Qué é isso? hahahaha
      É MEGA normal querer sair de casa. A independência atrai mas o medo manda a vontade embora, né? Sei bem como é. É eu TIVE que sair então nem consegui pensar direito nisso pois não estava em uma fase financeira muiiito boa :s
      Mas enfim, eu não acho que você deve se privar de fazer algo que você quer fazer por medo. Sério mesmo. Pelo menos pense que se não der certo você tem para onde ir e não pode se envergonhar disso pois você tentou. Não é pq não deu certo da primeira vez que nunca vai dar certo, entende?
      Um dia quero gravar um vídeo para contar como foi minha experiência sobre o tema e você vai saber mais a respeito! hahaha
      E ah! Você só precisa ver direitinho como são os valores aí aonde você mora e organizar todo seu orçamento. Monta uma planilha com uma base de preços para ter uma ideia se não iria passar sufoco. 😉
      :*

      • Oi!
        Tdo bem e vc?

        Então que bom que vc conseguiu me entender rsrsrs
        Estou montando uma planilha assim como vc disse, e passando cada centavo para o papel, na ponta do lápis, pude perceber o quanto é difícil morar sozinho. De princípio a única coisa que eu me preocupei foi com o básico do básico, só que aos poucos foram aparecendo coisas e mais coisas que é necessário ter em uma casa. Olha não é fácil não, mas quem não arrisca não petisca não é?

        Ps. Grave o vídeo! hahahaha vai me ajudar bastante.

        Tkx Victor 😀

      • É sempre assim! 😡
        Sempre aparecem coisas, meldels! hahahaahha
        Realmente, não é fácil. Mas nada é fácil nessa vida, né? kkkkk
        Pode deixar! Deixa só eu conseguir comprar uma câmera ^-^

  2. Pingback: Ah, o chá de casa nova! ♥ | MaodeVacaBlog·

  3. oi meu nome é gustavo marcelo tenho 16 anos e eu quero já sair de casa,eu não ia morar sozinho vai morar eu minha namorada,meu colega e a namorada dele,mais agente já trabalha desde os nove anos e nos todos temos 16 anos,mais em seria uma boa ou e melhor esperar mais uns anos aguardo resposta…

    • Oiiie, Gustavo! Tudo bem?

      Bom, bora lá! Você trabalha desde os 9? OMG! :O
      O que acredito que possa ser uma boa ideia pra vc é analisar tudo direitinho. Pese os prós e contras de já sair de casa agora, tente analisar como seria a reação dos seus pais, vê se o seu relacionamento (tanto com a namorada quanto com os amigos) é forte – afinal, morar junto é beeem complicado, pois acabamos descobrindo pontos nos outros que às vezes nos incomodam demais, sem contar que dividir contas e envolver dinheiro no meio é sempre complicadinho, né?
      Você pode também “calcular” mais ou menos quanto você pagaria pra ver se tudo daria certinho e você ainda tivesse dinheiro, etc. Não vou dizer que você não pode sair de casa agora, pois não sei direitinho como é sua vida e sua rotina, mas analisar tudo e sempre conversar com seus familiares, é uma boa ideia! ^-^

  4. Pingback: Sugestões para Open House! | SOS Solteiros·

Deixe um comentário

