Quero sair de casa, e agora?

Bom, e agora que você vai ter que descobrir  o mundo mágico do planejamento! hahaha

Sair da casa dos pais é uma decisão delicada. Assim como tudo na vida, há seu lado positivo e o negativo. Olha só alguns deles:

Há muito mais! Mas tudo depende de como você é, de como você foi criado, etc… São vários fatores que vão definir como você vai lidar com a situação, por isso é necessário avaliar bem. Uma das principais perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de mudar é: “Eu realmente preciso sair de casa?”. Há pessoas que necessitam dessa mudança para estudar, para trabalhar, porque já sentem que chegou a hora ou por problemas familiares. Se esse for o seu caso, ok. Mas não pense em sair de casa só por causa de uma briguinha qualquer com os seus familiares, crendo que sair de casa vai ser a solução para os seus problemas. É sempre bom pensar que essa talvez seja uma decisão para a vida inteira. Pode ser que a partir de agora você nunca mais volte para a casa dos seus pais. Já parou pra pensar nisso?

Outro fator MEGA importante antes de tomar uma decisão séria dessas é: você tem grana para se bancar? Avalie seriamente o seu salário e seu emprego (e se você não for registrado?) e refaça seu orçamento. Veja quanto que você poderia disponibilizar de dinheiro para pagar sua moradia e outros gastos, afinal, você não pode gastar TODO o seu salário só com isso. O ideal, segundo especialistas, é que você gaste cerca de 30% do seu salário com aluguel/financiamento. Se você tiver uma renda boa e conseguir separar essa grana, ficará um pouco menos difícil (ninguém disse que seria fácil, certo?) hahahahaha (Fim do “sermão” – será?)

Ok! Você avaliou tudo isso e tá tudo certo. O que fazer agora? Chegou a hora de uma das coisas mais chatas/legais de fazer: decidir aonde morar! Eu conheço algumas opções pra quem, assim como eu, não pode comprar um canto ainda. (hashtagchatiada). Você pode:

(É, a imagem não ficou muito boa mas o que vale a intenção, né? não me julguem, por favoooor! hahaha)

Se optar por ir para uma república ou quarto, o EasyQuarto pode te ajudar a encontrar um que caiba no seu bolso. Você pode fazer seu cadastro e pesquisar vários lugares. Se preferir alugar, pode pesquisar no Google algumas imobiliárias perto da onde quer morar e pode dar uma olhada em alguns sites, como o Primeiramão, VivaStreet, WebCasas, Zap Imóveis, SP Imóvel, e vários outros. E ah! Tinha esquecido de um detalhe importantíssimo! Se você optar por alugar um canto, não se esqueça que você terá que encontrar um fiador, pagar seguro-fiança ou ter disponível até 3 vezes o valor do aluguel. Pesquise isso também, combinado?

Conheça bem os lugares antes de decidir em qual vai morar e pese os prós e contras de cada um. Em alguns casos você terá que assinar contratos com tempo determinado e vai ficar mais complicadinho se quiser sair antes :s

Decidido isso, tem mais uma coisa para você se preocupar: os gastos mensais (e os do começo da vida alone). Alguns que você já deve se programar são esses abaixo:

PS: Logo menos faço um post com dicas de quais itens comprar e como comprar, prometo para vocês! 😉

Viu só como não é pouca coisa? É bom se prepararem psicológica e financeiramente antes pois o X dessa conta não costuma ser baixo! kkkk

Mas é claro que, dependendo de qual lugar você escolheu ficar, alguns itens já estão inclusos (como nas repúblicas, que geralmente já possuem geladeira, fogão, camas e etc.).

Por isso, pense bem antes de tomar essa decisão, combinado? E conte comigo para te ajudar. Como já saí de casa e sei que muitas dúvidas rondam a nossa cabeça, já estou programando vários posts relacionados a isso, ok? E se tiverem alguma dúvida, é só perguntar. Quero muito ajudá-los nesse momento tão importante e confuso de nossas vidas! hahaha

Anúncios

5 Respostas para “Quero sair de casa, e agora?

  1. Muito bom! to pensando em sair de casa e tava mesmo precisando de conselhos concretos(conselhos de tias e pais não valem pq eles nao querem q eu saia de casa)

    • Hahahahaha

      Pois é. Enquanto tem uns que querem que você saia logo, tem outros que não querem te ver longe! kkkkk

      Eu senti falta de alguém me fazendo enxergar essa mudança por esse ângulo, por isso usei essas dúvidas que eu tinha como inspiração para esse post. E é bom saber que você gostou. Sério mesmo! 😀

      E ah! Se optar por isso mesmo, fica de olho no blog que depois quero fazer posts de como comprar essas coisas que tanto precisamos, ok?

      Beijos

  2. Estou saindo da PB p/ estudar em Salvador e os lapsos de insegurança batem hahaha. Post bem propício pra essa nova fase jajajajajaj

    e Gaby, aguardando o próximo post (sem vaquinhas da próxima ahaha XD). :~

    • Hahahahaha

      Que legal. Mudar é sempre bom, né? Te desejo muita sorte nessa nova fase ^-^ Insegurança sempre bate mas a gente supera. Superamos tudo nessa vida, não é? hahahahahahah

      Já estou me organizando para escrever outro post dessa “saga” hahaha

      E pode deixar. Tô diminuindo um pouco as vaquinhas. Amo, mas às vezes acaba deixando o post um pouquinho infantil, né?

      Beijos

  3. Pingback: Kit básico para quem vai morar sozinho | MaodeVacaBlog·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s